RÁDIO JORNAL O POVO

Denominada a “Companheira”, a Rádio Jornal O POVO fora ao ar oficialmente aos 25 de março, cinqüenta dias após, as inserções experimentais, na sua estação transmissora que a qualificava em torres gêmeas. Desde 6 de fevereiro de 1982, um potente transmissor de 50 kWh às margens da bucólica lagoa de Messejana, rasgava os céus do Nordeste com um som, pasmem, estereofônico com Amplitude Modulada.
A família Dummar que já é em território cearense uma referencia no setor de rádio comunicação, nos deu mais um empreendimento e fora sob o prefixo ZYH 625, na freqüência de 1010 kHz. Com sua programação voltada para serviços de comunidade, além da esperada fonte de informação e entretenimento na voz de locutores do melhor quilate, a AM do Povo logrou seu espaço, mesmo na época já existindo emissora em AM, com quase meio século no ar.
Às 5 da matina, tínhamos o “Secretário do Povo” com Paulo Oliveira; depois havia a animação e interação do Luis Barbosa, que tinha como atração os “Debates do Povo”, muito expressivo com mediação do professor Carlos Neves D’alge e as participações de Adísia Sá, Themístocles de Castro e Silva, Dorian Sampaio, Fávila Ribeiro, Pedro Henrique Antero, dentre tantos jornalistas da casa. Paulo Oliveira voltava depois do meio dia para apresentar de forma cômica “Nas Garras da Patrulha”. A tarde era dominada na voz veludo de Roberto Losan, e o Nonato Albuquerque ia a noite a dentro abrilhantando a programação. O jornalista Themístocles de Castro e Silva abria um parêntese na programação noturna e apresentava o seu “Quando a Saudade Apertar”, cuja característica era uma música do mesmo nome interpretada por Orlando Silva, o Cantor das Multidões. Tratava-se de um programa com músicas do passado, tendo como diferencial o tipo de mídia, afinal todas as músicas eram de gravações originais com discos de cera, o que exigia 78 RPM. Aos domingos tínhamos Halmalo Silva com um musical de elite, informando ao público que se deleitava com o rela, e paralelamente o público era informado através de resenhas principalmente a esportiva.




Pelo microfone desta emissora, passaram diversos nomes expressivos do rádio cearense, e dentre eles destaco Narcélio Lima Verde com o prestador de serviços “Tarde do Povo”, onde diariamente o tema e as entrevistas eram diferenciados.
O Estúdio da Companheira localizava-se na Avenida Aguanambi n° 282 em prédio anexo ao Jornal do mesmo nome. Em seguida funcionou na Avenida Desembargador Moreira e, atualmente a redação e as inserções da emissora funcionam em um prédio histórico localizado na Avenida Almirante Tamandaré nº 19, no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar, junto com as demais rádios do grupo, ou seja a Calypso FM 106,7 e a Mix Fortaleza 95,5 MHz. É afiliada à Central Brasileira de Notícias – CBN.
A Rádio OPOVO/CBN 1010 é uma emissora de rádio, sediada em Fortaleza (CE), pertence ao Grupo de Comunicação O POVO. Por ser de formato “All News”, sua transmissão é de conteúdo jornalístico possuindo formato inovador. 

Obs. A Radio AM fora afiliada à Central Brasileira de Notícias – CBN, até 2 de dezembro de 2012, quando às 00 h, do dia seguinte passou a ser da Radio Globo,porém, permanecendo a FM do grupo com a CBN .





6 comentários:

Carlos Ferreira disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
www.radioculturasd.com.br
Direção: Sérgio Rodrigues, João Begati e Carlos Ferreira.
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.
ELEIÇÃO: Vote no seu time preferido acessando o portal da Rádio Cultura.
Campeonato mineiro com 16 equipes: Diga SIM!!!
Att,
Carlos Alberto Fernandes Ferreira
Juiz de Fora-MG
www.carlosferreirajf.blogspot.com

ely disse...

procuro ha 38 anos pelos meus primos que hj sei que mora em messejana meu nome é maria das graças da silva e nasci em lavras da mangabeira hj moro no estado de sao paulo sou filha de raimundo alves da silva e antonia maria da conceição conhecida como tonheira meus primos sao teresa martins de moura,francisco martins de moura,vicente martins de moura e seus outros irmao por favor ajude a encontrar quero revelos antes da minha partida para a vida eterna.desde ja agradeço que deus abenoe a tds

ely disse...

me ajude a encontrar minha familia que nao vejo a 38 anos meu tel para contato é (19)9191-7618 ou (19)3894-2350

Wagner Mendes disse...

Caro pesquisador, adorei o artigo, sou um amante do rádio tendo participado apenas dos últimos 20 anos. Gostaria de informar a você com detalhes o atual endereço da Rádio O POVO - Avenida Almirante tamandaré, 19 Praia de iracema(centro). Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Obrigado pelo subsídio.

Unknown disse...

Meu Caro tenho 33 anos e não acompanhei e nem tenho lembranças desta época.
Mas gostaria de saber se você tem algo registrado sobre Ênio Luiz Barbosa...
Pois tenho interesses pessoal.
Desde já agradeço

Postar um comentário