Rádio Cidade AM





A Rádio Cidade AM, embora pertencente ao Grupo Cidade de Comunicação, era ligada a TV Uirapuru de propriedade de Patriolino Ribeiro, porém, a emissora radiofônica não poderia receber esse nome, haja vista existir outra com a mesma nomenclatura. Depois a TV Uirapuru tomou o nome de TV Cidade.
Inicialmente o equipamento da Rádio Cidade, na implantação aos 10 de junho de 1982 fora o mesmo utilizado pela rádio Iracema de Maranguape (1959), cidade da região metropolitana da grande Fortaleza. Sabemos que o equipamento, evidentemente fora substituído, pois o Studio era na cidade de Maranguape, hoje é um anexo da TV do mesmo nome na Avenida Desembargador Moreira nº 2565, no bairro Dionísio Torres. A estação transmissora sim, ainda está nas mesmas coordenadas, no distrito de Taquara no Vilarejo chamado Mucunã, quase no sopé da Serra.
Era uma emissora muito eclética, da Rede Iracemista de Rádio, mas, não resistiu à concorrência das emissoras da capital, no que diz respeito a anunciantes, devido às transformações e o desenvolvimento da Capital. Maranguape com o fechamento de empreendimentos desativou seu ramal ferroviário em 1962. O avanço do transporte coletivo, alargamento da CE e pavimentação asfáltica, deixou a cidade muito próxima da outra, o que levou moradores a procurar meios de sobrevivência em Fortaleza. Então seu proprietário, empresário José Pessoa de Araújo, não achou mais interessante manter esse empreendimento. Vendeu para o Grupo de Patriolino.
Por o microfone da Rádio Cidade já passaram grandes nomes do rádio cearense, como Carlos Alberto que despertava a Cidade com Saudade; Narcélio Sobreira Lima Verde comandava as manhãs nos dias úteis; Juarez Silveira com o seu inesquecível Pássaro da Madrugada, horário este ocupado, pelo popular Colombo Sá e o tradicional “Clube dos Tetéus, não Dorme Ninguém”. Renato Abreu, Ossian Lima, Newton Pedrosa, Haroldo Pedreira eram as feras do mundo político e atualidades, quando democraticamente não colocava o ouvinte no ar, mas, jogava a nossa opinião para os comentaristas.
Cid Carvalho grande ícone, ainda comanda o “Antenas e Rotativas” agora auxiliado por Vicente Alencar, já que Lúcio Sátiro nos deixou. Edson Silva, que apresentava “Nos Bastidores Policiais” agora mora em Brasília com mandato eletivo, mas temos também João de Oliveira, a irreverência de Jurandir Mitoso e muito mais, tudo sob a coordenação de Assis Monteiro.
A Cidade AM é uma das poucas emissoras, com tanta flexibilidade para atender aos anseios do rádio-ouvinte, pois é muito dinâmica nas festividades que o ano traça. Tem o prefixo de ZYH 592 e opera na freqüência de 860 kHz.







Nenhum comentário:

Postar um comentário