Rádio Iracema de Fortaleza










 Em 1 de agosto de 1945 foi constituída uma sociedade por José Barreto Parente, Flavio Barreto Parente, José Josino da Costa e mais 22 personalidades com o objetivo de criar uma emissora de rádio. A concretização ocorreu aos 9 de outubro de 1948, às 16. h, quando foi inaugurada pelos irmãos José e Flávio Barreto Parente a “Rádio Iracema de FortalezaZYR-7, cujo estúdio passou a funcionar no 2º andar do Edifício Vitória na Rua Guilherme Rocha, esquina com a Rua Barão do Rio Branco, no centro de Fortaleza em uma sala outrora ocupada pelo Partido Comunista do Brasil. Na entrada existia uma larga e bonita escada de degraus e corrimão com balaustres de madeira. O espetáculo inaugural realizado na Praça José de Alencar contou com apresentação de César de Alencar, cearense masque atuava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e fizeram-se presentes: Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”, Heleninha Costa, Ruy Rey e sua orquestra, dentre outros.
A estação transmissora com equipamento da S/A Phillips do Brasil passou a irradiar das dunas do bairro Urubu que, com a urbanização futura, se denominaria Rua Alberto de Oliveira nº. 140, no Jardim Petrópolis (atual Colônia). Tinha 10 KW de potência e uma torre de 82 metros, num terreno que ao lado passava o ramal ferroviário da Barra do ceará. José Josino Costa foi o locutor da abertura, e nos transmissores segurando a modulação o Sr. Osmar Castro.



 A Iracema fez ponte com os cantores da Rádio Tupy, com “Astros” e “Estrelas” da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Devido o “Roof-Garden”, ou seja, um auditório ao ar livre no terrace (Terraço) do Edifício Vitória, a emissora da índia recebeu o slogan de “A mais popular”. O palco era coberto, porém a platéia fica a céu aberto, inclusive com mesas onde os freqüentadores assistiam aos “Shows” tomando wisky, cerveja, refrigerantes etc. Era chamada a “Turma da Caixa d’água” os que ocupavam a caixa d’água do prédio.
Nos primeiros tempos o “Cast” era: Paulo Lopes Filho, Peixoto Alencar, Antonio de Almeida: No departamento esportivo Barbosa Filho e discotecário Hirano Meireles.
Em março de 1949 Armando Vasconcelos foi contratado, e fundou o departamento de jornais falados e reportagens e, também o “Grande Jornal Sonoro Iracema”. Armando era o seu redator e locutor. Esses jornalísticos foram consolidados devidos sua experiência, haja vista, Armando na época trabalhar no jornal “O Estado”. A parte de entretenimento ficou com Irapuan Lima que em estilo Chacrinha, animava as platéias com o programa “Rádio-Baile” nas Noites de sábados, e a “Garotada se Diverte”. O sonoplasta fazia efeitos, o que confundia os ouvintes que imaginavam tratar-se da retransmissão de uma animada festa de clube.
Em 1951 foi criado a Rede Iracemista pelos irmãos Parentes, e assim sendo aos 15 de novembro do mesmo 51 surgiu a Rádio Iracema de Juazeiro do Norte e um ano e sete dias após (22/11/52) apareceu a Iracema de Sobral, seguindo-se a de Iguatú. A Iracema de Maranguape seria inaugurada aos 15 de agosto de 1959, com os transmissores instalados no distrito de Taquara. Ainda no mesmo 1952, José Josino Costa foi substituído por José Pessoa de Araújo, de quem saiu o projeto do Edifício Guarany, na Praça José de Alencar em local privilegiado.
A pedra fundamental do edifício próprio da Rádio Iracema, fora lançada em 10 de dezembro de 1952 na Rua 24 de maio nº. 554 (Praça José de Alencar), contando o evento com as presenças de Raul Barbosa (Governador do Ceará), Paulo Cabral de Araújo (Radialista e Prefeito de Fortaleza), Henrique de La Roque (Presidente do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários - IAPC) e de José Barreto Parente (Diretor da Emissora). O IAPC foi o financiador deste novo empreendimento.
Na data precisa de seis anos de fundação (9-10-1954) a emissora recebeu de presente o majestoso “Edifício Guarany” com seus três andares e no subsolo um restaurante. No primeiro andar além da recepção, tinha o escritório de publicidade do locutor Irapuan Lima; No segundo andar a sala da direção artística e a discoteca; No terceiro era o auditório e o estúdio.
José Parente Diretor-presidente da Rede Iracemista, lançou nas mãos de Armando Vasconcelos para inaugurar no atapetado auditório, o programa “Fim de Semana na Taba”, cuja primeira audição foi ao ar no dia da proclamação da República de 1954. Esse semanário era apresentado todos os domingos das 20 às 23 h, com auditório lotado e os homens em traje de passeio completo. Era cognominado “Programa Milionário do Rádio Cearense”, ou “Programa da Elite”. Distribuía prêmios de valor em suas muitas promoções e concursos. Eram até mesmo sorteadas viagens aéreas para Paris (França).
No concurso Miss Ceará, que nos anos 50 era uma promoção dos Diários Associados, a miss eleita comparecia ao “Fim de Semana” no programa seguinte à sua eleição.
Em 1958, o time do Bota Fogo do Rio, após o Brasil conquistar o primeiro campeonato mundial de Futebol, veio jogar aqui em Fortaleza com o Usina ceará (Dia 29 de Junho, placar 3x1 pro Bota), e toda delegação alvinegra carioca, fora recebida com aplausos os mais efusivos, no auditório da ZYR7, dentre eles os campeões Newton Santos, Garrincha, Didi e Zagalo.
O “Fim de Semana na Taba” que esteve sob o comando do animador Armando Vasconcelos de 1954/1958; foi passado as mãos de Eduardo Fernandes (Dudu), o qual por sua vez em 1963 transferiu para o cantor e radialista José Lisboa. Os cantores que abrilhantaram os microfones do FST, dentre tantos se destacaram: Zuila Aquiles com textos de Carlos D’álge, Vera Lucia, Salete Dias, Lúcia Elizabeth, Ayla Maria, Ivanilde Rodrigues, Celina Maria, Terezinha Nogueira, e o Solteiro. A grande locutora “Lady-speacker” foi Orlys Vasconcelos.







 Os locutores dessa fase de ouro eram: Mattos Dourado, Eduardo Fernandes, Tarcísio Tavares, Edmundo Vitoriano (Assombração), Alan Neto, Haroldo Serra, José Lisboa, Terezinha de Jesus que também era do “Cast”.
A Rádio Iracema até fez transmissões em tempo real com repórteres a bordo de aeronaves, como exemplo, a vinda de Raul Barbosa vindo do Rio de Janeiro para assumir o governo do Ceará e Ademar de Barros em campanha presidencial, transmitindo a Iracema “in loco” a primeira entrevista ao presidenciável. A outra foi a volta triunfal do Rio de Janeiro de Emilia Correia Lima, com o título de Miss Brasil 1955.
A crônica “Doa a quem doer” passou mais de quinze anos no ar, e quando foi encerrada em 1972, estava com narração de Nonato Albuquerque ao meio dia. Era o grito de protestos dos que não tinham vez e voz. O programa de entrevistas chamava-se “O Direito de Defesa”. Outros programas dos anos 50 eram: “O Comprador de Melodias”, “Assembléia Protestativa”, “Álbum de Brasileiros Ilustres” (uma dramatização dos textos escritos por Waldery Uchoa).
A RIF na Praça José de Alencar marcou época neste local, tanto pela popular localização como, pela programação de estúdio, a exemplo da “Discoteca do Fã” com José Lisboa e os de auditório que ficaram até 1972. Com a televisão tomando espaço, e na euforia das cores, os programas de auditório pelo rádio, saíram do ar para entrar na história.
A Emissora da Índia tinha uma programação bem eclética chegando várias vezes em primeiro lugar na audiência. Ao sair do Edifício Guarany no dia 16 de fevereiro de 1972, o estúdio da Rádio Iracema foi instalado no 12º andar do edifício Senador, localizado na Rua Senador Pompeu nº. 1087 (centro), e foram apagados os programas de auditório. Posteriormente o estúdio foi para a Avenida Barão de Studart nº. 1864; depois Rua Bárbara de Alencar ambos na Aldeota. A estação transmissora saiu do Bairro da Colônia em 1983, e foi montada na rodovia CE 004 km 06 (Estrada de Fortaleza - Maranguape), e parou de transmitir em ondas tropicais popularmente chamadas de ondas intermediárias.
Após a saída da Rádio Iracema do Edifício Guarany (belo cartão postal) o mesmo ficou sem serventia. Considerado pelos “modernistas” como “monstrengo”, após a Prefeitura Municipal de Fortaleza ter comprado o espaço visando unificar a priori as Praças José de Alencar com a da Lagoinha, o mesmo desapareceu. Em seu local é erguido o Shopping do Camelô popularmente conhecido como “Beco da Poeira”, nomenclatura herdada de um beco não urbanizado que ligava promiscuamente a Rua 24 de maio com a Avenida Tristão Gonçalves, porém com as obras da Estação Ferroviário do Metrô de Fortaleza, referido Shopping desapareceu.
A Rádio Iracema de Fortaleza, que já pertenceu ao ex-governador Adauto Bezerra, hoje é integrada ao Grupo do Empresarial Etevaldo Nogueira. Seu estúdio se encontra na Avenida Santos Dumont nº. 1687, e opera somente com ondas médias na mesma freqüência de 1.300 kHz com o prefixo de ZYH 586. Os seus horários estão arrendados à Igreja Pentecostal Deus é Amor.


















PROGRAMAÇÃO DA IRACEMA EM 1972
(Ultimo Ano no Edifício Guarany)

05.00 às 06.20 h: Alvorada Musical (Rodrigo Neto);
06.20 às 06.30 h: Eternidade em Minutos (Pastor Ely Theodoro Batista);
06.30 às 08.00 h: A Bronca é livre (Allan Neto);
08.00 às 09.00 h: Discoteca do Fã (Jalmir Monteiro);
09.00 às 10.00 h: Show da CBS (...); Solicito colaboração do Leitor
10.00 às 11.00 h: Manhã Musical (Carlos Branco);
11.00 às 11.15 h: Mistérios da Vida (Dr. Kardo Allikan);
11.15 às 12.00 h: Parada de Sucessos Odeon (Nonato Albuquerque e Ferrerinha
12.00 às 12.05 h: Crônica Doa a Quem Doer (Nonato Albuquerque);
12.05 às 14.00 h: Festival de Orquestras (Nonato Albuquerque);
14.00 às 15.00 h: Discoteca do Fã 2ª Edição (Jalmir Monteiro);
15.00 às 16.00 h: Som Jovem 40 Graus (Carlos Branco);
16.00 às 18.00 h: Show dos Populares (Nonato Albuquerque e Repórter Guarany)
18.00 às 19.00 h: Superlativo Programa do Allan (Allan Neto);
19.00 às 20.00 h: A Voz do Brasil;
20.00 às 22.00 h: A Hora é de Som (Edson Silva);
22.00 às 24.00 h:......solicito colaboração do Leitor....................
Obs. José Lisboa pouco antes de ir para a Rádio Assunção apresentar a Discoteca do Lisboa, comandou por muitos anos a Discoteca do Fã e o programa de auditório “Fim de Semana na Taba”.
Sonoplastas: José Dias Barbosa, Antonio Chaves de Assis, Francisco José de Almeida e o Geraldo Ceguim.
Direção Geral: Robinson Xavier, que depois fora substituído por Geraldo Fontenelle, onde havia feito profícua administração na Rádio Assunção Cearense..









PRIMEIRO OPERADOR DE TRANSMISSORES DA IRACEMA
Raimundo Osmar de Castro, natural de Jaguaribe, nasceu em 14 de março de 1924; foi oficialmente admitido na Rádio Iracema de Fortaleza S/A aos 11 de agosto de 1949, embora tenha sido o operador quando do anuncio “Está no ar a ZYR7 Rádio Iracema de Fortaleza, na freqüência de 1300 kHz”. Aos 20 de fevereiro de 1980, pela Delegacia Regional do Trabalho - CE foi reclassificado como Radialista Operador de Transmissor; afastou-se das atividades em 1 de setembro de 1982, por motivo de aposentadoria previdenciária. Faleceu em Fortaleza vítima de Acidente Vascular Cerebral – AVC, aos 21 de janeiro de 1984.

  



Inteiração:

Informações técnicas:
a) Transmissores: Principal:S/A Phillips do Brasil, modelo HOZ 20124/61
Potência: 10 kw, código 1177/67
Auxiliar: S/A Phillips do Brasil, modelo 2147/B
Potência: 1 kw, código 0457/81

b) 1 torre de 82 metros.
Tipo: Onidirecional (antiga monopolo vertical)
Sistema de terra: 120 radiais de 57,6 metros espaçadas de 3 em 3 graus;

c) Coordenadas: 03º, 49’, 10” Sul
38º, 36’, 40” Oeste











21 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Assis Lima pelo blog, nós da Aouvir/CE estamos contentes em encontrar mais um blog que resgata a história do rádio cearense. As matérias são de extrema importância para nós ouvintes ávidos por notícias do rádio de outrora. Conte conosco, Aouvir/CE.

O ESPIRITISMO REDIVIVO disse...

SOU INTEGRANTE DA ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA(ACI), AOUVIRCE(ASSOCIAÇÃO DE OUVINTES DE RÁDIO DO CEARÁ)SOU RADIALISTA, JORNALISTA PROFISSIONAL COM CURSO SUPERIOR,MILITAR, BACHAREL EM SEGURANÇA PÚBLICA E APAIXONADO PELO RÁDIO. LANCEI O LIVRO:"80 ANOS DA ACI E DETALHES SOBRE A HISTÓRIA DO RÁDIO NO CEARÁ, NO BRASIL E NO MUNDO) COM ILUSTRAÇÕES DE FIGURAS QUE SE DESTACARAM NO RÁDIO ALENCARINO. SEU SITE É MUITO SUGESTIVO. PARABÉNS. TENHO A HISTÓRIA DE TODAS AS RÁDIOS AM DO CEARÁ DESDE A PIONEIRA CEARÁ RÁDIO CLUBE ATÉ A ANTIGA RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE, HOJE RÁDIO GLOBO. UM ABRAÇO FRATERNO DO AMIGO. ANTONIO PAIVA RODRIGUES. celpaiva@oi.com.br

Anônimo disse...

REPRESSÃO ÁS RÁDIO LIVRES AUMENTA NO BRASIL,
A repressão DA, TAL DE ANATEL E da Polícia Federal Brasileira ELES TIRAM ATE FOTOS DA CASA E ANTENAS, sobre as rádios Livres que funcionam no país tem sido cada vez maior e mais violenta. ANATEL ,E A POLICIA FEDERAL, ELES ROUBADOS EQUIPAMETOS COMPRADOS COM SACRIFICIO,E OS POLITICOS NÃO FAZEM NADA,POR QUE NÃO FAZEM IGUAL A O USA ? LA Não¯ existem nem concessção nem permissção para o funcionamento dessas emissoras, apenas regras téfinidas para protegê­las do interesse do grande capital. Quem controla essas emissoras é a própria população que pode solicitar seu fechamento. MAIS ELES FAZEM LEIS PARA BENEFICIAR OS GRADES EMPRESARIOS, FAZEM LEIS PARA ACABAR COM OS PEQUENOS ,QUE NÃO PODEM TER ,VEIS NEM VOIZ ,RADIOS QUE E VOIZ DO POVO TOCA A MUSICA QUE O POVO GOSTA DE OUVI,E PROIBIDA ,PELO OS GRADES EMPRESARIOS E POLITICOS,O PRESIDEMTE QUE SE PENSAVA QUE IRIA AJUDAR OS PEQUENOS,DAS RADIOS LIVRES, VAZ E MANDA A ANATEL E POLICIA FEDERAL, PRENDE E APREENDE OS TRESMISORES E EQUEPAMETOS DAS RADIOS LIVRES, E NÃO FAIZ NADA,NÃO PRESISA MAIS DESTAS RADIOS EM ?!!!, (DEPUTADOS FEDERAL, E SENADORES,)VAMOS MUDAR ESSAS LEIS E LIBERA AS PEQUENAS RADIOS DE PEQUENA POTENCIA, 7W , AS CHANDA RADIOS DE QUARTERÃO, QUEM TEM UMA RADIO DESSA E ROUBADO OS EQUIPAMETOS COMPRADOS COM SACRIFICIO,PELA A TAL DE ANATEL ,E A POLICIA FEDERAL É MAIS, TEM ESTUDIOS ARROBAMDO E PORTAS NO CHUTES, QUEBRADAS,E HOMILHANDO, ALGEMANDO E XINGANO os comunicadores populares E DONO DESTAS RADIOS BLOG AQUI
http://poluisosonora.blogspot.com/

Anônimo disse...

INFELIZMENTE O RÁDIO CEARENSE AM E FM ESTÁ EM BAIXA HÁ MUITO TEMPO. HOJE QUALQUER ANALFABETO É RADIALISTA, E HAJA ESTUPIDEZ SENDO CUSPIDAS NOS MICROFONES.

Anônimo disse...

...interessante esse blog, gostaria de encontrar informações relacionadas as radio novelas feitas em Fortaleza.

Alisson Bento disse...

www.ABNIX.com.br - É altamente qualificado em serviços de Hospedagem de Sites , Com 250 gigas de espaço, com Trafego ilimitado, Email ilimitado, e o Sevidor no Brasil que da mais velocidade para abrir seu site – Esse valor não encontra purai (Valor 10.00 R$ Mensal.) Cpanel Linux. Temos Planos de espaço em disco ilimitado e transferência ilimitada.

Registre seu Dominio agora mesmo o Preço baixou – Registro Internacional - .COM .NET .ORG - R$ 1,99/ano + Hospedagem , isso é Só na ABnix Host.


Tenha Sua Rádio Web a 40.00 R$, com Site Administravel - Streaming Soutcast de 1000 ouvintes a 64kbs com Auto Dj de 10 Gigas, Já Incluso com Hospedagem. Entre no site www.abnix.com.br ou msn suporte@abnix.com.br.

Oportunidade de ganhos - Seja Nosso vedendor ganhe 50 % das suas vendas, Indique Clientes para ABniX Host. Use seu site aproveite e tire proveito do que vc tem. Na Quinta Venda Damos um Dominio com hospedagem por um ano.

Aceitamos como Pagamento Pagseguro Paypal e Pagamento Digital

Célio Cavalcante disse...

A pioneira em Sobral RÁDIO IRACEMA, foi confiada ao baluarte JOSÉ MARIA SOARES, assessorado por respeitáveis figuras do rádio, como MARCOS DA CRUZ, quando então implantaram o bem disputado RÁDIO-BAILE-DOMINGUEIRO, após a hora do Ângelo. Tudo começava cedo. JOSÉ MARIA era egresso da IMPETÁTOR FALE FALB RANGEL, a cuja cabine, atrás do Teatro São João, íamos oferecer, a surrados quinhentos réis (hoje, cinqüenta reais), músicas às supostas namoradas que conosco flertavam e estavam circulando de braços dados, ao redor da EMA, vizinha à coluna das quatro bocas. Estes dois símbolos históricos e culturais, à frente do Teatro São João, continuam preservados. No dia “22/11/1952”, os empresários de comunicação, irmãos Flávio e José Parente, inauguraram a sucursal da RÁDIO IRACEMA em Sobral, com a presença no palco do Cine Rangel, de NÉLSON GONÇALVES, iniciando o “show” com RENÚNCIA, de Roberto Martins e Mário Rossi-03h20min. A RÁDIO IRACEMA – antes da implantação das tertúlias aos domingos do Pálace Clube, as salas de visita de muitas residências, eram invadidas pela mocidade ao som – por pequenos rádios – de músicas, com que os pares se iniciavam em ritmos cadenciados, muitas vezes em piso atijolado. Do Junco ao Tamarindo e da Betânia ao Sumaré, a rapaziada estava presente aos RÁDIOS-BAILES-DOMINGUEIROS. Os mais apreciados foram os da VILA JANOCA, ao lado da Fábrica de Tecidos, porque lá existiam três irmãs animadas e entrosadas com a pixotada, além da boa acolhida dos pais, o casal Manoel Basílio. Servia-nos pamonha e aluá de casaca de abacaxi; na surdina, pintavam umas biritinhas. Constituía verdadeira animação, aos domingos, freqüentar a Vila Janoca. E assim sucumbiram-se os aconchegantes RÁDIOS-BAILES-DOMINGUEIROS da RÁDIO IRACEMA. Quem não aproveitou por supostos preconceitos sócio-familiares, perdeu bons tempos de juventude saudável e bem intencionada. Agora, Inez é morta. Atualmente, só inspiram-nos saudade e boas recordações. E o tempo levou. Mas meus amigos nossa gratidão ao Marcos da Cruz e Zé Maria Soares (foto). São os dois pilares nos quais se apoiaram e ainda se apóiam os que continuam a fazer a história da radiofonia em Sobral. O primeiro, Francisco Marques dos Santos, 82, ainda entre nós, brevemente será focalizado neste espaço. José Maria Capote Soares faleceu no dia 17 de julho de 2003, no Hospital do Coração de Sobral, e acha-se sepultado no Cemitério São José desta cidade. Cumprindo desejo seu, a família doou seu valioso acervo fotográfico e fonográfico ao Museu Diocesano Dom José deste município, onde foi criada uma Sala em sua homenagem. Parabéns Assis Lima pelo blog. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense) Fonte: http://forquilhaontemhojeesempre.blogspot.com/

Anônimo disse...

A quem pertence hoje a rádio iracema?

meu diário disse...

venho aki por meio dessa radio para pedir ajuda para encontrar minha irmã a muitos anos ñ a vejo hoje em dia me encontro em timon no maranhão e nunca mais a vi..gostaria q vcs me ajudassem a encontra-la na verdade são duas irmãs..os nomes delas são almira alice sousa lima e a outra se chama francisca luciana s mais nova..meu nome é almira lucia lima dos santos hoje ela deve ter uns 55 ou 56 anos..nossos pais são ondina sousa lima e mario rufino de sousa..por favor se poderem me ajudar meu endereço é avenida francisvo carlos jansem 1742b bela vista timon maranhão..telefone para contato é 86 88422583 obg e aguardo qualquer resposta desde já agradeço e-mail para contato é pamela.jasmin@hotmail.com

Anônimo disse...

CONTATO PARA JOGADORES PROFISSIONAIS MANDAR ( D V D DE 9+0 MT ) VIDEOS LINK COM SUAS ABILIDADES.

PARA EMAIL
ARTPRONTA@IG.COM.BR

RIO DE JANEIRO-RJ
CARLOS BRITO.

MANDAR CURRICULOM DO JOGADOR ATUALIZADO VALEU AMIGO ABRAÇO FELIZ NATAL FELIZ 2012 EM FAMILIA OK .

Minhas histórias disse...

Obrigado pela sujestão, vou pesquisar com um pequeno remanescente de radio-atores.

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente relato histórico - um pouco - da radiofonia cearense. Como é bom certificar-se da existência de alguem interessado em passar para os mais jovens a luta dos pioneiros da radiofonia cearense. Parabéns pelo estudo, pela pesquisa. Um abraço do cearense radicado em : Águas Lindas de Goiás - G O - Henrique Eduardo - 24 de junho de 2012

Anônimo disse...

Queria saber se alguem tem noticias de Jonas Filho, ex radialista da radio Iracema. ele trabalhou junto com Alan neto no ano de 77, 78.ficaria muito feliz em receber alguma noticia dele. meu email é. meu_bebe01@hotmail.com

Anônimo disse...

A crônica - à época de Armando Vasconcelos - intitulava-se "Doa EM quem doer" e não "Doa A quem doer", como hoje.
E seu prefixo e sufixo musical era um outro: "Down Yonder" pelo grupo de fox-trot americano Frank Petty Trio, em selo Decca, gravado em 1951.

Anônimo disse...

muito bom,adorei.sou de sobral

Unknown disse...

enquanto viver a antiga radio iracema estará em meu coração. fui muito feliz,pena que não sabia.mas vivi esta felicidade.queri saber onde se encontra aidilva,gostaria muito de revela.um grande nabraço a todos que fizeram parte de meu passado,que para mi ainda é hoje. obs.estou do mesmo jeito fisico e saudavel.

Unknown disse...

meu endereço do face.mendes mauricelio. errei em algumas escritas,me perdoe.

Anônimo disse...

postei umvideo no youtube c/tema:vem papa francisco jmj 2013.compartilhe.paz e bem.

Anônimo disse...

postei umvideo no youtube c/tema:vem papa francisco jmj 2013.compartilhe.paz e bem.

Paulo Castelo Branco disse...

Lembro-me perfeitamente da crônica diária na Rádio Iracema de Fortaleza feita no final da manhã pelo grande jornalista e radialista Armando Vasconcelos. E, se não me falha a memória, lembro-me de que, embora se anuncie já há algum tempo o nome da crônica como "Doa a quem doer", ela era anunciada como "Doa em quem doer"; e o prefixo também era um outro diferente do utilizado muitos anos depois.

Unknown disse...

Alan Neto grande radialista dos bons tempos da rádio Iracema.

Postar um comentário