A História do Rádio


O INÍCIO DO RÁDIO


1600
William Gilbert inventa o "Eletroscópio” e realiza estudos sobre magnetismo. Ele estabelece uma ligação entre a eletricidade estática e o magnetismo.
1678
O matemático Huygens anuncia a teoria ondulatória da luz.
1729
Stephen Gray e Granvil Wheeler constroem a primeira linha elétrica (na Inglaterra). Neste feito, utilizam uma corda de cânhamo umedecido, com 200 metros de comprimento.
1745
P. van Musschenbroek de Leyden descobre com a famosa garrafa de Leyden, o primeiro condensador.
1780
Luigi Galvani faz experiências com Ranas sobre eletricidade animal.
1799
Alechandre Volta descobre a pilha.
1800
Von Ritter observa os efeitos químicos da eletricidade.
1819
Hans Christian Oersted (Dinamarca) observou as propriedades magnéticas de uma corrente elétrica.
1821
André Marie Ampère (França) estabeleceu a relação entre a eletricidade e o magnetismo.
1825
Georg Simon Ohm (Alemanha) estabelece a lei que leva seu nome "OHM". Propôs a relação R=V/I que se tornou conhecida como a lei de OHM - A corrente que circula em um circuito com resistência de 1 Ohm submetida a uma tensão de 1 Volt é de 1 Ampere.
1831
Michael Faraday (Inglaterra) e Joseph Henry (EUA) descobrem a "indução eletromagnética" entre dois circuitos separados. A publicação dos trabalhos de Faraday em novembro de 1931 precedeu a de Henry em alguns meses.
1835
Samuel F.B. Morse (EUA) exibe e testa o primeiro aparelho telegráfico com fios a uma distância de 500 metros.
1838
K. A. Steinheil de Munich mostra que um dos dois fios usados na telegrafia poderia ser dispensado com o uso de um fio "terra “. Ele olhou bem à frente, a um tempo em que o segundo fio também poderia ser eliminado, e ' telegrafia sem fios' poderia ser usada.
1840
Morse cria um novo alfabeto telegráfico.  Joseph Henry produz oscilações de alta freqüência e comprova que a carga de um condensador é oscilante.
1842
Joseph Henry chama a atenção para as descargas oscilatórias da "garrafa de Leyden", ou condensador (O efeito notado por Henry era provavelmente devido à indução com um pequeno ou nulo efeito da radiação eletromagnética).  Alexander Bain (Inglaterra) inventou o telégrafo de gravação eletroquímica que estabeleceu os princípios da gravação do Fac-símile.
1844
Samuel F.B. Morse envia, em 24 de Maio, a primeira mensagem a distância através do Telégrafo – aproximadamente 40 milhas.
A mensagem -“Que Deus seja louvado!" O Telégrafo através de fios e o Código Morse é o primeiro sistema de comunicação a longa distância que o mundo conheceu.
1846
Faraday sugere que a luz e a eletricidade podem ser diferentes manifestações da mesma força.
1850
Daniel Ruhmkoff, mecânico Alemão, constroe um aparelho de indução que transforma a baixa tensão de uma pilha em alta tensão. Foi utilizado como primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.
1853
Julius Wilheim Gintl, físico australiano, demonstra que é possivel enviar através de uma linha telegráfica, várias mensagens simultaneamente.
1858
Entra em funcionamento o primeiro cabo submarino transatlântico. Este cabo falhou após algumas semanas de funcionamento. O primeiro cabo com sucesso foi lançado em 1866.
1863
Em Cambridge, Inglaterra, James Clerck Maxwell, professor de física experimental, demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas, sem constatação prática.
Foi o primeiro a estabelecer o conceito fundamental de ondas eletromagnéticas por pura dedução matemática. Do seu trabalho resultaram em 1864 as Equações de Maxwell que indicavam a existência de ondas eletromagnéticas que mais tarde foram demonstradas em laboratório por Hertz.
Através destas equações, Maxwell demonstrava a velocidade da luz que estabeleceu em 3 x 1010cm/s.   Maxwell acreditava que a luz era uma forma de radiação eletromagnética.
1864
James Clerk Maxwell formula as “Equações de Maxwell” que trata das ações das ondas eletromagnéticas.
1865
Mahlon Loomis transmite mensagens telegráficas sem fios entre duas montanhas em Virgínia.
1867
Werner Siemens constroe o primeiro dínamo.
1870
Von Bezold descobre que a descarga de um capacitor produz interferência.
1872
Em 30 de julho, é concedida Patente no 129,971 a Mahlon Loomis pelo Governo dos Estados Unidos para uma forma de comunicação sem fios.
1874
Branly faz a primeira transmissão de energia, acendendo de Paris, a iluminação de Londres.  Karl Ferdinand Braun demonstra que a circulação de corrente através de um cristal de "carborundun" é menor em um dos sentidos.
1875
Estabelecido o primeiro serviço permanente de notícias por cabo.  Alechandre Graham Bell inventa um microfone (transdutor magnético) que podia trabalhar também como auricular. Werner Siemens mostra que a eletricidade caminha ao longo de um fio com uma velocidade aproximadamente igual ao de luz.
1876
Alechandre Graham Bell demonstra o telefone 
1877
Emile Berliner inventa o microfone.  Hughes descobre um tipo de detetor, possibilitando a demonstração prática do "Cohesor".  Thomas Alva Edison registra o som em cilindros. A primeira gravação - “Mary tem um pequeno cordeiro”.
1878
Thomas Alva Edson começa a trabalhar no invento da luz elétrica
1879
A Academia de Ciências de Berlim oferece um prêmio para o cientista que puder demonstrar experimentalmente que um campo elétrico variável gera um transiente de campo elétrico passageiro, e vice-versa. O desafio é levado a sério por, entre outros... Heinrich Hertz. Hughes inventa o microfone a carvão.
1882
Dolbear obtém a primeira patente sobre um aparelho para transmitir sinais sem fios, conseguindo estabelecer comunicação entre dois pontos distante 1000 metros entre si.  Thomas Alva Edison descobre o efeito "Edison" nas lâmpadas incandescentes, possibilitando o início das válvulas termiônicas.
1883
O Efeito Edison é descoberto enquanto Thomas Edison tentava achar um modo para manter o interior das suas luzes elétricas livre de fuligem. Ele na verdade colocou um prato de metal dentro do bulbo e conectou um fio, com isto criando um diodo! Infelizmente, ele não percebeu as implicações - ou não teve tempo para estudar na ocasião, por causa de outros interesses. Edison patenteia o Fusível.
1885
Edouard Branly começa seu trabalho investigando a transmissão de impulsos nervosos. A sua pesquisa durante os próximos anos resultará no que será chamado depois de ' Coherer ' - um dispositivo para detectar ondas Hertzianas.  Edson obtém a patente nos 465.971 sobre um sistema de comunicações sem fio.
 Preece efetua uma comunicação telefônica entre dois lugares distantes 750 metros.
1887
Heinrich Hertz prova a teoria de Maxwell que a eletricidade pode viajar pelo espaço em forma de ondas. Ele demonstrou que estas ondas compartilham as mesmas propriedades físicas da luz.
Hertz detectou, fazendo saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre, o princípio da propagação radiofônica. As ondas antigamente identificadas como "quilociclos" passam a se denominar "ondas hertzianas". Heaviside consegue estabelecer comunicação entre a superfície da terra e uma câmara subterrânea.
1890
Branly constroe seu detetor de ondas eletromagnéticas, posteriormente conhecidas como "Cohesor."
Michael Pupin estuda as descargas em válvulas, e inventa um ressonador elétrico. Até seu falecimento em 1935 ele recebeu 34 patentes, usadas em telefonia e telegrafia.
1892
Preece estabelece comunicação entre dois pontos por indução e condução. Thompson obtêm do governo francês a patente nos 500.630 sobre um sistema de transmissão por arco em altas freqüências. Popov, baseado em informações de Branly, melhora o cohesor, adicionando-lhe um vibrador.
1893
Padre Roberto Landell de Moura, um brasileiro, realizou a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas.  Fitzgerald sugere um procedimento para a geração de ondas eletromagnéticas através do espaço.
1894
Sir Oliver Lodge melhora o detetor Branly chamado de cohesor usando-o para transmitir mensagens em código Morse a uma distância de 50 metros, inaugurando a "T. S.F." (Transmissão Sem Fios). Guglielmo Marconi lê sobre a descoberta de Heinrich Hertz sobre ondas eletro magnética.
1895
No mês de abril, Popov leva ao conhecimento da Sociedade Russa de Física e Química, um aparelho por meio do qual, obtém registros das descargas elétricas atmosféricas, dando origem posteriormente à antena.
1896
Marconi, baseando-se em trabalhos de Hertz, Popov e Branly, consegue comunicar-se a uma distância de dois kilômetros, utilizando-se para tal feito, espelhos parabólicos.  Marconi transporta a sua invenção "transmissor de sinais sem fios" para a Inglaterra. Durante a entrada no país, funcionários da alfândega nervosos esmagam o aparelho sob suspeita de ser parte de um enredo anarquista italiano. É Patenteado seu sistema de "T. S. F.", constituindo-se a primeira patente do gênero. (RADIO). "Aparelho de transmissão de impulsos elétricos e de sinais".
1897
Marconi forma a "Wireless Telegraph & Signal Company" constituindo-se na primeira sociedade comercial de rádio.  Marconi consegue estabelecer comunicação entre Bath e Salisbury na Inglaterra.  O. J. Lodge inventa um sistema de sintonia que permite receber várias emissoras em um único receptor.  É instalado por Marconi em novembro, a primeira estação comercial de "T. S .F." na ilha de Wight, Inglaterra.  Joseph John Thompson descobre a existência do "Elétron".
1898
Primeira utilização da Radiotelefonia por um periódico em Dublin, Irlanda. Ducretet estabelece comunicação sem fio entre a torre Eifel e o Panteão -4 km-. Marconi instala o primeiro serviço de rádio do mundo na ilha Rathlin, costa da Irlanda.
1899
O sistema de comunicação sem fios de Marconi é adotado comercialmente em barcos.  É formada a primeira companhia de transmissão telegráfica sem fios nos EUA com o nome de "American Wireles Telegraph Company".  Marconi estabelece comunicação através do canal da Mancha (50 Km) e manda a seguinte mensagem: "O Sr. Marconi envia ao Sr. Branly seus respeitosos cumprimentos pelo estabelecimento da telegrafia sem fio através do canal da Mancha; estes resultados se devem em grande parte aos trabalhos do Sr Branly".  Comunicação sem fios entre navios de guerra ingleses a uma distância de 85 milhas ( 135 Km ).  Marconi chega a Nova Iorque com seus equipamentos de transmissão de sinais sem fios para emitir relatórios de rádio em um raid de iate.
1900
Arthur Lee de Forest obtem várias patentes nos EUA sobre sistemas de radiação.  Reginald Fessenden teoriza que um alternador, como o desenvolvido por Tesla, poderia gerar uma onda eletromagnética capaz de levar voz e música. Ele usa um gerador de faísca para enviar a voz humana à distância de cerca de uma milha.
1901
Marconi estabelece em 12 de dezembro comunicação telegráfica entre St. Johns e Poldhu (Cornualha) situados a 1800 milhas de distância, recebendo a letra "S" (usou um transmissor de faísca de 35 K W ). John A. Fleming estava no transmissor na Inglaterra. É formada a empresa “'American Telephone & Telegraph Company" nos EUA pelo Dr. Gehring. Karl Ferdinand Braun introduz o uso do cristal detetor nos receptores.
1902
Poulsen desenvolve o transmissor de arco. Fessenden obtem nos EEUU a patente de no706. 647 sobre um sistema de modulação por onda persistente.  Reginald Fessenden inventa o 'Detetor Eletrolítico’. O detector magnético é inventado por Marconi. Comunicação de 2099 milhas entre o "Philadelphia", um navio da América do norte e Poldhu.
1903
É criada pela Siemens e AEG, a Sociedade Telefunken na Alemanha. No dia 23 de agosto é inaugurada as transmissões regulares em código Morse desde Poldhu, na freqüência de 2800 metros. Wehnelt obtem a patente de no 157.845 sobre uma lâmpada diodo de dois elementos.
1904
J. A. Fleming trabalha como consultor científico na companhia de Marconi, e projeta muitas peças de aparelhos transmissor de sinais sem fios. Ele é encarregado em desenvolver um novo detetor para sinais de telegrafia sem fios.  Fessenden trabalha na GE no desenvolvimento de um alternador de alta freqüência. F. W. Alexanderson é posto no projeto. John Ambrose Fleming inventa a primeira válvula, a “Válvula” de Fleming, ou como ele a chamou Oscillation Valve.  Fessenden inventa a recepção por Heterodinação
1905
G. W. Pickard utiliza o primeiro cristal (retificador) de silício.
1906
É concedido na Inglaterra as primeiras 68 licenças experimentais para radioamadores. Arthur Lee de Forest obtem nos EEUU a patente no 841.378 sobre a lâmpada "Audion". Primeira válvula amplificadora (Triodo). Duwood descobre as propriedades retificadoras do "Silício". O Alternador Alexanderson é entregue à estação de Fessendon's. Na Véspera do Natal de 1906 ele transmite voz e música para os surpresos operadores de navios. Ele transmite em 42 Quilohertz com a potência de 1 quilowatt. A programação inclui uma voz feminina cantando alegremente uma canção de Natal, um solo de violino por Fessenden, e um convite para fazer a reportagem de recepção. Henry H.C. Dunwoody patenteia o uso do Carborundum em detetores.
1907
G. W. Pickard aperfeiçoa o detector a cristal e solicita uma patente para o uso de silício em detectores. É realizado testes com transmissão de sinais pré gravado. É estabelecido o primeiro serviço comercial de transmissão de sinais de rádio em transatlânticos por Marconi com estações em Clifden, Irlanda e Baía Glacê, Nova Escócia.
1908
Fessenden estabelece comunicação entre Brant Rock (Mass.) e Washington (a cerca de 300 Km ) com modulação de voz.  É adotado internacionalmente o sinal de socorro S O S (.. . - - - . . . ).
1909
A United Press International estabelece um serviço a cabo submarino com a Telegraph News Japonesa. Braun e Marconi compartilham o prêmio Nobel de física por seus trabalhos no desenvolvimento da telegrafia sem fios.  Charles' Doc Herrold começa um horário regular de radiodifusões em San Jose, CA. S.S. Republic afunda depois de uma colisão. Duas vidas são salvas com a ajuda da telegrafia sem fios
1910
Comunicação sem fios a 15.000 km entre um navio americano e sua base.  É inaugurado em Paris, um serviço de divulgação do tempo e da hora com os sinais sendo irradiados da torre Eifel em código Morse, tornando esta cidade o centro das atenções na divulgação deste tipo de serviço no mundo.
1912
E H. Armstrong descobre a regeneração (reação).  Graças aos equipamentos de transmissão sem fios "T. S. F." instalados no navio Titanic e aos sinais de socorro transmitidos pelo telegrafista Jack Philips, salvam-se 760 pessoas.  É adotado em Londres, o código "Q", modificado posteriormente na convenção de Washington.
1913
A estação alemã de Nauen transmite sinais em código Morse e recebidos a uma distância de 1550 milhas em 16,900 metros ou aproximadamente 18 quilohertz (na faixa do alcance da audição ). Armstrong solicita uma patente para usar a válvula como um oscilador. De Forest, Pierce Y. Langmuir, aplicam o sistema de acoplamento direto usando uma lâmpada Triodo. Alexanderson obtem a patente de no 1.173.079 sobre um circuito de duas etapas sintonizadas. Langmuir obtém uma patente nos EEUU de no 1.282.439 sobre um sistema de deteção de grade, utilizando um condensador e uma resistência de escape ou fuga. 
1914
Conversão do código Morse em Teleprinter.  A Companhia Marconi inicia suas transmissões experimentais faladas da “Marconi House” de Londres. Round melhora o Radiogoniômetro de Bellini-Tossi com a utilização da lâmpada triodo. Round obtem a patente inglesa de no 24.480 sobre um sistema de recepção por variação de freqüência com o intuito de eliminar os sinais parasitas ( base da atual modulação de freqüência de Armstrong). Meissner obtem a patente francesa de no 467.747 sobre o mesmo sistema de Round. É efetuada uma experiência entre Paris e Washington de acordo com seus respectivos governos, para comprovar a diferença de velocidade que poderia existir entre as ondas luminosas e as ondas eletromagnéticas.  Armstrong obtem a patente sobre o circuito de recepção "Regenerativo".
1915
Primeira retransmissão transatlântica de radiodifusão de Arlington a Paris.
1916
Schottky obtem na Alemanha a patente de no 305.535 sobre o acoplamento por impedância e resistência. David Sarnoff - um empregado da Companhia Marconi - propõe ' caixas de música de rádio ' para as residências como uma oportunidade empresarial potencial... e foi ignorado
1917
Aparece o nome BROADCASTING, introduzido por Charles D. Herrold
1918
Armstrong inventa o circuito Super-heteródino, Dr Frank Conrad.  Surge em 17 de outubro a RCA.
1920
Engenheiros da Westinghouse dedicam-se a ampliar os recursos do bocal do telefone, que resultou na invenção do microfone como conhecemos atualmente.  A companhia Westinghouse instala a primeira emissora de broadcasting com potência de 100 watts na freqüência de 360 metros, tornando os E. U. A. a verdadeira pátria da radiodifusão.  É anunciado o primeiro circuito "Super-heteródino"por Armstrong.
1922
Para proteger a indústria radioelétrica inglesa, é criado o selo "BBC" que devia ser aplicado em todos os aparelhos ingleses pelo Post Master General.  É concedido nos EEUU, 670 licenças para emissoras de radiodifusão.  Aparecem os primeiros auto-falantes.  No Rio de Janeiro, dia 7 de setembro, na comemoração do centenário da Independência do Brasil, ocorreu a primeira transmissão radiofônica oficial brasileira, transmitindo o discurso do Presidente Epitácio Pessoa.
Edwin Armstrong inventa o receptor 'Super-Regenerativo’.
1923
Haseltine obtem nos EEUU a patente do circuito Neutrodino. Hartley e Nichols desenvolvem um interessante sistema de transmissão com portadora suprimida (conhecido atualmente como SSB) de grande valor para as comunicações secretas.  Van Lieben introduz o uso da bateria "C" para polarização de grade de controle.  Edgard Roquete Pinto considerado "O pai do rádio brasileiro" e Henry Morize fundam em 20 de abril, a primeira rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Surge o termo/conceito rádio sociedade ou rádio clube, em que os ouvintes, associados contribuíam com mensalidades capazes de acorrer aos custos operacionais e de manutenção. Era voltada a cultura sem fins comerciais.  Novos aparelhos de rádio tornam-se obsoletos entre 3 e 6 meses.  São produzidos 500.000 aparelhos neste ano nos EEUU.
1924
É regulamentada a atual faixa de ondas médias de 550 kHz. a 1550 kHz.
1925
Os problemas criados pelo crescimento das estações emissoras obrigam a criação da "União Internacional de Radiodifusão"
1926
O físico japonês Hidetsugu Yagi, inventa a antena direcional que leva seu nome.  A Britsh Broadcasting Company é dissolvida e criada a Britsh Broadcasting Corporation. John Baird realiza as primeiras transmissões de imagens.
1927
Uma empresa da Philadelphia produz o primeiro rádio para carro.
1931
Inauguração da BBC.  São vendidos os primeiros rádios com o nome das estações no dial.
1933
O americano Edwing Armstrong demonstrou o sistema FM para os executivos da RCA.
1935
As empresas Alemãs AEG e I. G. Farben criam uma cinta de plástico revestida de óxido de ferro magnetizante proporcionando um grande impulso nas gravações magnetofônicas.  É realizada na Alemanha, a primeira emissão oficial de TV.
1936
Em Londres é inaugurada a estação regular de TV da BBC.
1937
Em 20 de Julho, morre Marconi.  É lançada nos EEUU, a válvula Olho Mágico. Gabinetes com este tipo de componente é moda neste ano.  O dirigível, Hindenburg cai em chamas em Lakehurst, N. J. Em 6 de maio de 1937 - a tragédia foi registrada e transmitida em um rádio ao vivo.
1938
Começa a funcionar a televisão na Rússia.
1939
O americano Edwin Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, New Jersey.
1940
Peter Goldmark inventa a televisão a cores.

1945
O FCC muda a banda de FM de 50 MHz para os atuais 88 - 108 MHz
1946
Em Dezembro, é divulgado o descobrimento do Transistor, realizado por Walter Brattain, William B. Shockley e John Bardeen que revolucionará a indústria eletrônica. O rádio ganha maior agilidade, com o surgimento dos gravadores de fita magnética.  Retificadores de selênio começam a substituir as válvulas retificadoras.
1950
A TV BBC de Londres realiza a primeira transmissão de imagens para além do Canal da Mancha
 É inaugurada oficialmente a primeira emissora de televisão brasileira: TV Tupi de São Paulo, dia 18 de setembro.
1951
É inaugurada a TV Tupi no Rio de Janeiro.
1954
Em Dezembro é lançado o REGENCY TR1, primeiro rádio transistorizado do mundo pela I.D.E.A. nos EEUU.  O sistema de televisão a cores entra em funcionamento. Gravadores magnéticos são demonstrados na gravação de programas de televisão pela RCA.
1957
A empresa Alemã Grundig lança seu super Grundig, o primeiro de uma série de receptores profissionais para Ondas Curtas.
1958
Gravações estéreo são realizadas e comercializadas.
Aparece o termo “som Hi FI”.
1960
A Star Corp, do Japão se une à Radio Victor Company dos EUA e lançam no mercado japonês a marca Japan Radio Company.
1961
As emissoras de FM são autorizadas a transmitir em estéreo. A holandesa Philips lança seu primeiro receptor profissional de SW, o Magnavox AL990, que não foi aceito pelo mercado por ser incompatível aos padrões da época.
1962
É realizada a primeira transmissão via satélite.  Em um esforço para reproduzir telas coloridas nos tubos preto e branco das televisões, é lançada uma tela de sobrepor que simula um tubo de TV colorido com azul em cima, e verde em baixo.
1965
O Brasil é integrado no Sistema Intelsat.  Receptores valvulados são quase inexistentes nos EEUU, em seu lugar, aparecem os rádios transistorizados.
1967
É criado o Ministério das Comunicações, dia 25 de fevereiro.
1968
A Sony lança seu primeiro receptor da Série ICF, portátil simples e confiáveis, com o modelo ICF 6000. Voltado apenas para o mercado japonês foi o seu maior recorde de vendas até hoje.
1969
A Barlow Wadley lança seu primeiro receptor multibanda na África do Sul, o XCR-30. Adaptação de outro modelo de uso doméstico.
1971
Em Julho de 1971 surge o Clube Internacional DX do Brasil, sediado na cidade paulista de Jundiaí, coordenado pelos dexistas Rogério Reis da Silva e Zanoni C. da Silva. No mês de dezembro do mesmo ano, surge o The International DX Club of Pará, coordenado pelo dexista Djaci Franklin Silva.
1972
A Tandy Corp lança seu modelo Radio Shack Realitic DX 150, analógico, mas o preferido pelos dexistas americanos da época. Em 1974 lança o modelo Realistic DX 160 e conquista o mercado de receptores de até 100 dólares.
1979
A Sony lança a série de receptores ICF 7600, fabricados até hoje. Uma das maiores séries em receptores do mercado mundial de Ondas Curtas.
1980
A Sony lança no mercado japonês seu receptor semi-portátil ICF 2001D, com Ondas Curtas e VHF. O preço de lançamento de apenas US$ 220 implacou o receptor no mercado que o mantém até hoje.
1981
Em 17 de Outubro de 1981 é fundado na cidade de São Carlos, SP, o Dx Clube Paulista, iniciativa dos dexistas Samuel Cássio Martins e Márcio Ferreira Bertoldi. Clube que se tornou referência nacional em dexismo técnico para a época.
1983
O dexista Raimundo Leonardo Bezerra lança o clube "Globo DX", clube que até os anos 90 reuniu a maior quantidade de associados já vistos até aquela época. Quase 400 sócios em menos de 10 anos.
1986
Em 01 de Novembro era transmitido o primeiro programa "Encontro DX" pela Rádio Aparecida, iniciativa do dexista Raimundo Leonardo Bezerra, com apoio do Pe. Ronoaldo Peliaquim.
1988
A Sony monta um rádio do tamanho de um cartão de crédito. A cidade de Aparecida/SP, sedia o Enbradex 88, um dos encontros de maior destaque do dexismo brasileiro, uma realização do Clube Globo DX, coordenado pelo dexista Raimundo Leonardo Bezerra.

Busquemos Resumir

Não se podem elogiar avanços no campo televisivo, sem antes não se fazer justiça à história dos que com esforço labutaram para o aperfeiçoamento do rádio. Em 1600 surge o eletroscópio pelas mãos de Willian Gilbert e através desses estudos sobre o eletromagnetismo, facilitou Lee De Forest ao qual é atribuído a primeira transmissão de ópera pelo rádio.
O físico inglês Michael Faraday fez a excelente descoberta da indução magnética em 1831, descoberta essa que subsidiou James Clerck Maxwell matematicamente provar a existência das ondas eletromagnéticas, diferenciando em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000) trezentos mil quilômetros por segundo, velocidade que seria confirmada por Albert Einstein.
O cenário se abriu. O leque na história das comunicações à distancia, já havia começado com Samuel Morse que em 1835 havia inventado por código o Telegrafo, mas com fio.
Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas Alva Edison quando em 1880 descobriu que se colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo de uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário.
O alemão Henrich Rudolph Hertz que era professor de física comprovou na prática em 1890, a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de "Ondas de Rádio". Suas experiências basearam-se na teoria de Maxwell. Essa foi a primeira transmissão radiofônica que a história registrou.
Hertz descobriu que ao fazer saltar uma chispa em seu aparelho oscilador, saltavam também chispas entre as pontas de um arco de metal colocado a certa distância denominado ressonador. Hertz demonstrou com essa experiência que as ondas eletromagnéticas têm a mesma velocidade que as ondas de luz. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de "Ondas Hertzianas”, usando-se também o "HERTZ" como unidade de freqüência.
Foi uma equipe e tanto que trabalhou, ao longo dos anos, e muitos nem sequer chegaram a se conhecerem, e aí está a história do rádio aperfeiçoado para a transmissão e recepção dos sinais eletromagnéticos. O Professor Pupim em 1887 descobriu a "Sintonia Elétrica" usada em quase todos os aparelhos de rádio; Branly em 1892 descobriu seu famoso 'COHESOR; Popoff idealizou uma forma de agregar um vibrador elétrico ao Cohesor de Branly melhorando seu funcionamento.
O italiano Guglielmo Marconi em 1896, utilizando um oscilador tipo "Hertz" e um cohesor de "Branly - Popoff", realizou a uma pequena distancia a transmissão e recepção de sinais. Marconi colocou em prática as teorias, idéias e descobertas de Faraday, Maxwell, Edison, Hertz, Branly e Popoff.
No final do século 19 as atenções do mundo eram voltadas (após a revolução industrial inglesa) ao campo das comunicações. Os inventos de seus cientistas e pesquisadores com grandes descobertas estavam sendo realizadas em curto intervalo de tempo envolvendo grandes perspectivas. Como o caso poderia render dinheiro e muito por causa da patente, certos países queriam manter em segredo esse serviço para uso militar, tal qual o computador quando chegou ao Brasil, em pleno regime (1964-1985). Desta forma é muito difícil afirmar com absoluta certeza quem foi o inventor do Rádio.
Existe uma corrente mundial que concede esse crédito a Guglielmo Marconi, porem não podemos nos esquecer do físico russo Alexander Stepanovitch Popov (1859-1906) que no dia 7 de maio de 1895, transmitiu, recebeu e decifrou a primeira mensagem telegráfica sem fios com sucesso. O cientista russo Alexander Popov tinha enviado uma mensagem de um navio da Marinha russa distante 30 milhas no mar, para seu laboratório em St. Petersburg, Rússia. Era um feito incrível, mas o mundo não tomou conhecimento. A intenção da Marinha russa era monopolizar esta tecnologia poderosa, incitando Popov a não dar qualquer notícia de suas descobertas. Considerado como um fantástico segredo de estado, Popov perde qualquer chance de fama mundial.
Existe uma polêmica da invenção do rádio que se compara à da invenção do avião, no início do século XX, em que o Primeiro Mundo credita aos irmãos Wright, dos EUA, a invenção do veículo aéreo, embora tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro (os Wright não registraram imagens de suas experiências de vôo, enquanto Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, França, em 1906).
Vejamos outro exemplo de brasileiro. O padre Roberto Landell de Moura do assunto em epígrafe, era gaúcho, nascido em 21 de janeiro de 1861. Comete-se uma injustiça a este renomado cientista brasileiro, predecessor de Marconi e de outros.
O padre-cientista construiu diversos aparelhos que expôs ao público na capital paulista em 1893, tais como: - o Teleauxiofono (telefonia com fio); o Caleofono (telefonia com fio); o Anematófono (telefonia sem fio); o Teletiton (telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar-se sem serem ouvidas por outras); o Edífono (destinado a dulcificar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural).
Nesta ocasião, estabeleceu os princípios básicos em que se fundamentaria todo o progresso e a evolução das comunicações, tal como conhecemos hoje, afinal, suas teses, firmadas antes de 1890, previram a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser". No ano de 1900, enquanto o grande feito de Marconi não ultrapassava a distância de 24 quilômetros, o Padre Landell de Moura obtinha do governo brasileiro a carta patente nº 3279, reconhecendo-lhe os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações.
Em 1901, o Padre Landell de Moura, embarcou para os Estados Unidos e em fins de 1904, o The Patent Office at Washington concedeu-lhe três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras. Poderia se considerar o Padre Landell de Moura o precursor nas transmissões de vozes e ruídos outros. Suas patentes afirmam isso.
Nesse inicio do século passado, aconteceu o grande salto nas descobertas e modernização, quando em 1904 John Ambrose Fleming, grande cientista britânico inventa a válvula elementar, conhecida como "Válvula de Fleming" que era constituída de Placa e Filamento, embora a Marinha brasileira ainda realizasse, em 01 de março do ano seguinte, diversos testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidabã, (navio de guerra) com equipamento do Padre.
Baseado nas descobertas de Fleming, o Dr. Lee De Forest constrói no mesmo 1905 a válvula Audion que transformou por completo a indústria do rádio. Essa válvula se compunha de Filamento, Placa e Grade, substituindo os transmissores de chispas de Marconi por essa nova tecnologia. Assim, transmitiam-se não só os sinais como também a voz e a música pelas ondas Hertzianas. Então, coube a De Forest a honra de ter sido o primeiro a transmitir música de ópera pelo rádio diretamente de sua estação na Califórnia. Ele foi o primeiro a transmitir programas humorísticos pelo rádio.
Com o fim da 1a Guerra Mundial (1914 – 1918), a indústria americana Westinghouse ficou com um grande estoque de aparelhos de rádio fabricados para as tropas na guerra. A radiodifusão nasceu meio por acaso, quando se instalou uma grande antena no pátio da fábrica para transmitir música, e por meio desse "Marketing", comercializar os aparelhos "encalhados" para os habitantes do bairro.
Obteve-se desta forma a Westinghouse Eletric Co. A honra de ter sido promovida como a primeira difusora comercial do mundo que foi a bem conhecida "K. D. K. A." de Pittsburgh. Ela começou a funcionar regularmente em 1920 e daí dia após dia vem aumentando cada vez mais o número de estações de rádio pelo mundo.
Todavia, o Primeiro Mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o "Pai do rádio". Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de dois quilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena. Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente em1900. Marconi, em 1899, concebeu a radiotelegrafia através de uma mensagem de socorro transmitida pelo Atlântico. Nesse evento se populariza a sigla S. O. S. - Save Our Souls, "salvem nossas almas" em português -, em todo o mundo, mesmo em países que não falam a língua inglesa que concebeu a sigla.
1919-1923 - Outra polêmica envolve o surgimento da primeira emissora de rádio no Brasil. Oficialmente se credita à Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (na época Capital Federal) o pioneirismo, em março de 1923. Mas a Rádio Clube de Pernambuco (até hoje no ar e que chegou a ser propriedade de Assis Chateaubriand, a exemplo da Super Rádio Tupi), de Recife, quatro anos antes já realizou suas primeiras transmissões radiofônicas.
Em 1922, em caráter experimental, funcionou no Corcovado (o Cristo só apareceria em 1931) um transmissor de Rádio por empréstimo da Westinghouse Eletric Co, alugado pelo presidente da República Epitácio Pessoa para transmissão dos festejos do Centenário da Independência do Brasil em 07 de setembro. Houve discursos e a exibição da ópera o Guarany de Carlos Gomes. A população ainda não compreendia o que era aquilo, por isso muitos não gostaram.


Corcovado no Rio de Janeiro.Esse Coreto serviu para 
instalar o Equipamento Transmissor de Rádio.



Vemos o Corcovado em 1906. Após 1922 quando 
terminou as  transmissões. 
O belo coreto fora derrubado para   a construção da 
estátua do Cristo inaugurada em 1931.




A idéia ficou pairada em alguns e foi quando o Professor Edgard Roquete Pinto, considerado o "Pai do Rádio Brasileiro" em março de 1923 fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Mesmo não sendo exatamente o pioneiro, considerando a Rádio Clube de Pernambuco como a primeira rádio do país, Roquete Pinto teve sua prestigiada importância histórica em prol da comunicação e educação no rádio. Em homenagem a ele, foi criada uma fundação com o seu nome, que existe até hoje.
A década dos anos 20 foi um tempo em que o rádio funcionava sem fins comerciais. Não havia ainda a chamada publicidade no rádio, que só viria em 1927 e ganharia fôlego nos anos 30, contando o Brasil já com 21 emissoras. Antes disso, havia as chamadas "Rádios Clubes" ou "Rádios Sociedades", ou seja, rádios com programação elitista e raio de irradiação limitada, organizada por pessoas da alta burguesia, que além de sustentarem as emissoras, forneciam suas coleções de discos, geralmente de música clássica.
Finalmente o decreto-lei nº 21.11 de 1º de março de 1932, autorizou a veiculação dos comerciais em aberto, e a coisa sendo comercial, foi que a programação das emissoras alcançaria os lares, e assim o ouvinte se sentir prestigiado com um poderoso veiculo de comunicação. No Ceará foi a partir de 30 de maio de 1934. Então Justiça histórica para o passado, Tecnologia pro futuro; hoje Cultura, Entretenimento e Informação. O rádio foi fruto de muito trabalho, por isso veio pra ficar.




Inteiração:
Recortes comprobatórios da Radio Clube de Pernambuco emissora como Pioneira do Brasil.