Rádio Dragão do Mar






 A Rádio Dragão do Mar nasceu com conotação política; enquanto a Rádio Verdes Mares já nas mãos de Paulo Cabral de Araújo apoiava a União democrática Nacional - UDN, o Partido Social Democrático - PSD com vistas à campanha sucessória de 1958 fazia oposição ao Governo do Estado do Ceará, que estava nas mãos de Paulo Sarasate (governador) e Flávio Marcilio (vice). O Rádio sempre fora um bom cabo eleitoral e, antes do advento da Televisão era um forte instrumento de base.
O fortalecimento da Dragão vingou na inspiração da Braveza, pois, em dezembro de 1957 a emissora já tinha inserções experimentais e a aparelhagem, estúdio e escritório já estavam instalados no edifício Arara (Depois sede do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários IAPC) , na Rua Pedro Pereira, centro da cidade, ocupando todo o 11º andar do prédio.
O Jornalista Blanchard Girão teve como responsabilidade elaborar o esquema de programação na nova emissora, que foi inaugurada aos 25 de março de 1958, data comemorativa da abolição da escravatura negra no Ceará. A nomenclatura “Dragão do mar” foi uma justa homenagem ao aracatiense de “Canoa Quebrada”, o jangadeiro Francisco José do Nascimento, cognominado “Chico da Matilde”, cuja idéia desse batismo radiofônico, segundo os contemporâneos fora idealizado pelo radialista Olavo Peixoto de Alencar.
A música escolhida como característica foi “Terra da Luz”, música de exaltação, de autoria de Humberto Teixeira e Lauro Maia. Depois o humorista e compositor Silvino Neto, que em temporada por Fortaleza, fora incumbido de produzir um seriado de vinhetas sob o tema “Terra da Luz”, e foi quando a emissora obteve um toque mais suave na exibição de sua programação e intervalos comerciais
A denominação de “Dragão do Mar” já tinha como sugestão uma linha de protestos e lutas, como ficou ratificado, pois assim fora assegurada por ondas hertzianas uma labuta que culminou com a vitória do Sr. Parsifal Barroso, candidato da união PSD/PTB.
A rádio seria a “pedra no sapato” do Governo da UDN, onde havia denuncias de deficiências na administração estadual, e que na análise do hoje saudoso Jornalista Blanchard Girão: “tinha escândalos de afilhadíssimos que caracterizavam, de um modo geral, a prática política estadual daqueles tempos”.
Com força no setor jornalístico, que estava entregue aos irmãos Almir e Artur Pedreira, a “Dragão” tinha obviamente um caráter primordial: combater o Governo da UDN e a promoção eleitoral dos candidatos do PSD. A direção política da emissora estava a cargo do então deputado estadual Franklin Chaves. O editorial da rádio era a crônica “A Nossa Palavra”, que ia ao ar às 12.h30, escrita por Blanchard Girão, lida por Waldir Xavier e, esporadicamente por Almir Pedreira.
A emissora, com forte oposição e radicalismo caiu na graça do povo e isso contribuiu especialmente no departamento de esportes, onde originou uma grande equipe (Ivan Lima, Gomes farias, Paulino Rocha, Josely Moreira e muitos outros). Os programas de estúdio, muitos elaborados por Juarez Barroso (já falecido) e Rui Paes de Castro, todos vislumbrando dotes jornalísticos e rádio/teatro.






  Programas da “Dragão”, além da crônica, ficaram líderes em audiência, “O Contador de História”, quadros rápidos, com resumidíssimos contos de extraordinária graça. Ressalte-se, demais, o cast de radioteatro, dirigido por J. Oliveira, que encenou algumas das mais ouvidas novelas de rádio da época. Neste cast apareciam nomes jovens, que se consagrariam depois no rádio e no teatro brasileiro, por exemplo, Aderbal Junior e Oliveira Filho.




 Sem demora, a “Dragão” passou a ocupar posição de relevo no campo radiofônico local. Em alguns horários, a “Dragão” batia amplamente as concorrentes, razão pela qual era a emissora preferida por alguns fortes anunciantes, como a The Sidney Ross, que mantinha elevados contratos com a emissora para a divulgação de seus principais produtos, como “Melhoral”, “Talco Ross” e “Pílulas de Vida do doutor Ross”.
A rádio, segundo alguns jornalistas, sacudiu a opinião pública, denunciando os desmando do Governo udenista. Estes retrucavam mais violência onde na época o Secretario de Segurança, general Severino Sombra, mandou prender um carro de reportagens da “Dragão”. Isto provocou uma reação histórica da imprensa local liderada por Perboyre e Silva, presidente da Associação Cearense de Imprensa. Uma imensa passeata de carros formou-se na Sede da ACI e se dirigiram para o Quartel da PM em Antonio Bezerra, com até as rádios concorrentes transmitindo os lances do acontecimento, e o povo nas calçadas aplaudindo os jornalistas. O comando do quartel não permitiu a entrada dos jornalistas e os mesmos se deslocaram para a Praça dos Voluntários (Centro de Fortaleza), onde aconteceu outra enérgica manifestação, exigindo a libertação dos companheiros presos, o que foi afinal conseguido graças à firmeza e à valentia pessoal de Perboyre Silva. Tudo isso fez crescer ainda mais o prestígio e a popularidade da “Rádio Dragão do Mar”, com seus índices de audiência subindo de tal forma que as concorrentes já se sentiam incomodadas.


  

 Noutra ocasião, o mesmo Secretário de Segurança, general Sombra, mandou prender de modo arbitrário um grupo de jornalistas. Os policiais detiveram numerosos profissionais de jornal e rádio, dentre os quais Adísia Sá, Narcélio Lima Verde, Edmundo Maia. Todos esses lamentáveis acontecimentos só fortaleceram a oposição, afinal a rádio Dragão do Mar, que liderava a luta contra a orgia de nomeações feitas pelo Governo da UDN, a esta altura, já estava derrotado nas urnas.
Concluída a campanha com o PSD voltando ao poder, o partido sentiu que não tinha vocação para manter uma emissora, com seu um elenco milionário: equipe esportiva e de jornalismo, produtores de programas, cast de rádio-teatro. Foi herdada uma folha de pagamento altíssima, o que a colocou em permanente situação deficitária. O PSD passou o comando da rádio, então ao Sr. Moysés Pimentel.
A “Dragão”, já politicamente prestigiada, sob a orientação de Pimentel, tornou-se porta-voz das grandes bandeiras reivindicatórias da época, abrindo microfones a lideranças operárias, estudantis e mesmo camponeses. Sustentou a campanha em favor do general Lott à presidência da República (candidato do PSD/PTB) e, assumiu posição firme em prol da legalidade, quando da renuncia do Sr. Jânio Quadros, sendo a única do Estado a lutar em favor da posse do vice-presidente João Goulart.
Ao lado de Jango, a “Dragão” assumiu a linha de frente em prol das reformas de base e foi, no Ceará o grande veiculo de divulgação das teses progressistas que marcaram aquele período histórico brasileiro. Em 1962, como decorrência natural da conduta da emissora, a sua cúpula diretiva candidatou-se, sendo eleito com grande votação, o empresário Moysés Pimentel para a câmara federal e Blanchard Girão que era diretor de programação, juntamente com Aécio de Borba diretor administrativo, foram para a Assembléia Legislativa.
Os dias da “Dragão”, porém, estavam contados. Em 64, mal estourou o “golpe”, os militares trataram de ocupar a rádio, fechando-a e prendendo os seus jornalistas e locutores (Peixoto de Alencar, Nazareno Albuquerque dentre outros), enquanto os deputados Moysés Pimentel e o Blanchard Girão foram cassados e presos. Desde 62 a emissora política mantinha a sua diretriz democrática e reformista, ao lado do Presidente da república João Goulart que fora deposto em 1964.
A “Dragão” saiu do ar por vários meses e, quando voltou veio sob outra direção,ou seja com o militar reformado General Almir Macedo de Mesquita. Totalmente descaracterizada e, de tombo em tombo, ficou na vala comum das rádios, quase ignoradas pelo público.
A Rádio Dragão do Mar, em seu primeiro período, como emissora do Partido Social Democrático e posteriormente sob a orientação político-ideológica do empresário Moysés Pimentel, (presidente regional do Partido Social Trabalhista – PST) confunde-se com a conturbada realidade sócio-política do Ceará e do País naqueles finais de década de 50 e princípios da década seguinte. Nacionalmente, a Dragão do Mar esteve na crista de acontecimentos históricos da maior relevância, como a renúncia do Presidente Jânio Quadros, seguida da afronta à Constituição vigente na tentativa de golpe por parte dos comandantes militares, que vetaram a posse do Vice-Presidente, João Goulart.
A Dragão foi a única emissora cearense a posicionar-se a favor da posse do Vice-Presidente, entrando em choque, conseqüentemente, com a área militar. Toda a momentosa jornada do governo Goulart, a luta pelas reformas de base da sociedade brasileira, o despontar da consciência cívica do nosso povo, estudantes e trabalhadores em memoráveis movimentos, tudo isso perpassou através das ondas da Rádio Dragão do Mar, cuja coerência política se manteve incólume durante toda aquela fase. Em 1964, no auge da crise política brasileira, a Dragão continuou impavidamente nas suas posições.


  

 Pois bem, os estúdios da rádio Dragão do Mar, quando saiu do edifício Arara, estiveram na Avenida do Imperador n° 690, a qual por sua vez mudou-se para a antiga Avenida Estados Unidos (hoje Senador Virgílio Távora) quase esquina com a Avenida Antonio Sales, e para lembrança nossa ali era onde findava a Estância do Castelo (Hoje Dionísio Torres) e para lá só tinha salinas. Depois o equipamento e os profissionais trabalharam junto aos transmissores. Os estúdios da Dragão do Mar enquanto pertencente aos Cal’s esteve na Rua 25 de março nº. 685, e sua estação transmissora tal como ainda está irradia da Avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral), no Mondubim Velho, com uma torre de 100 metros, 25 kW de potência com o transmissor EASA, e 10 kW com o auxiliar de marca NAUTEL.
Busquemos resumir. Com uma programação bem eclética, inclusive reservando o horário noturno para programação evangélica, sempre operando na freqüência de 690 kHz, com o prefixo ZYH 590, após a concessão ao Partido Social Democrático – PSD, a emissora foi adquirida por Moysés Pimentel juntamente com o Deputado Franklin Chaves; posteriormente das mãos do general Mesquita a mesma fora transferida para a Família Cesar Cal´s na pessoa de seu diretor presidente Dr. Sérgio Cal´s.
Finalmente a famosa Dragão do Mar em 1 de agosto de 2008, fora vendida para a Comunidade Católica Shalom. Seus estúdios hoje estão localizados na Rua Maria Tomásia, no Bairro Meireles.
A programação jornalística, musical, e toda diversificação fora erradicadas. O povo continua ouvindo rádio, mas a bravura política e a diversificação aprendida pela didática dos microfones da 690, foi para a história.
É dizer como o saudoso radialista Wilson Machado: “E os anos carregaram”.



   




17 comentários:

djacyrsouza disse...

ASSIS, ESTAMOS COM UM BLOG DA ASSOCIAÇÃO DE OUVINTES. O ENDEREÇO É radiouvintes.blogspot.com
SE VOCÊ QUISER ENVIAR ALGUM MATERIAL PARA A EXPOSIÇÃO AGRADECEMOS, LIGUE PARA NÓS. 99799611

Anônimo disse...

Rapaz, acho que a dragão do Mar nunca funcionou na Marcondes Pereira, não. Pra ali foi, na veredade, a Radio Uirapuru. Da Av. do Imperador, 690 ela foi para a Av. Estados Unidos com Antonio Sales; dali passou um tempo com estudio junto aos transmissores, em Mondubim, e em seguida foi para a 25 de Março.
Tambem é discutivel a afirmação de que após o movimento a emissora tenha caido num ostracismo total.Na verdade, teve altos e baixos. Tinha uma equipe esportiva fabulosa e com CIro Saraiva o radiojornalismo voltou ao ápice. Basta lembrar nomes como Paulino Rocha, Gomes Farias, Frota Neto, Assis Tavares, Fernando Maia, Nazareno Albuquerque, Carvalho Nogueira, Peixoto de Alncar, Almir Pedreira, Orlando Santos, Hélio Rocha Lima e tantos outros.
Como era dirigida por um general, às vezes vc. podia dizer o que outras nao noticiavam. Foi assim que o próprio teria sido detido em função de denúncias contra outro genereal, o Murilo Borges, na época, salvo engano, dirigindo o Serviço Telefônico. Isso em plena "revolução". A Dragão tem muita história. Pena que o rádio em si esteja morto no Ceará...

Ribanet2005@yahoo.com.br

Paulo Ferreira disse...

Não consigo entender, como saímos de um profissionalismo tão dedicado, tenha se resumido a uma programação tão sem perspectiva, embora hoje seja divulgada a mensagem da igreja católica, anteriormente a família Cals e antes o General Almir, nestas épocas a emissora já havia caido a qualidade, o forte mesmo foi de 1958 a 1964, quando havia uma programação de qualidade, grandes nomes da imprensa radiofônica militavam na emissora da Pedro Pereira e depois Av. do Imperador, 696, muito triste a situação do anti-profissionalismo existente no rádio cearense, na minha avaliação, só há uma emissora com algum saber de profissional, embora a programação deixa a desejar, podia ser muito melhor, é a rádio o povo, onde dispõe de um bom equipamento técnico. O sistema verdes mares, pra mim não passa de uma verdinha, onde somos obrigado aturá uma programação lucrativa, mais de pouca qualidade, a 910 AM pertence a um grupo fortíssimo do Ceará e o que prevalece, é o lucro, seus proprietários e executivos, visam uma boa fatura mensal a conseqüente audiência e não ficar no vermelho, é o que interessa aos empresários. Quando escuto uma rádio globo, bandeirantes, fico pensando e sonhando como seria bom se houvesse entre nós uma luz acesa no fundo do poço para copiarmos a qualidade do rádio de verdade, seus locutores sendo pagos, com os departamentos todos funcionando, com técnica de qualidade, não passa de vontade daqueles que vêem o rádio AM como um veículo capaz de continuar sendo ouvido e admirado, como foi no nosso passado, com a extinta e consagrada Rádio Dragão do Mar....

Paulo Ferreira disse...

e-mail: pauloferreira_radioglobo@yahoo.com.br

Paulo Ferreira disse...

Me lembrei de uma historia interessante, certo dia, D. Iolanda Queiróz, estava na Igreja como faz periodicamente e seu motorista a aguardava no porta do recinto dentro do carro e ouvindo a verdinha AM 910, no horário do programa João Inácio Junior, quando ela voltava e entrava no carro para retorna a sua residência, o João estava dizendo assim; "ai o cara cheirava a gereba da menina", ai ela disse assim, tire dessa rádio Geraldo, ai o Geraldo disse assim, é a sua rádio D. Iolanda, ai ela pegou o celulgar e ligou para o filho Aírton e perguntou ao filho, quem era aquele rapaz com tantas palavras de baixo nível no ar, ai o Airton respondeu, mamãe esse locutor é a segunda maior audiência da rádio, ai fica tudo explicado, como estamos!

Rafael Oliveira disse...

Olá, tudo bem?

Eu gostaria de saber se você pode me mandar alguma foto da Rádio Dragão do Mar. Estou produzindo um documentário sobre a história de Patriolino Ribeiro, e como ele durante um tempo, teve um interesse nesta rádio a gente precisa ilustrar esta passagem. Se puder me ajudar o meu email é: carteirodorafael@gmail.com

Rafael Oliveira

Anônimo disse...

A Dragão passou boa temporada transmitindo sua programação no no prédio do transmissor no Mondubim velho onde José Elias, com sua equipe a levou ao primeiro lugar. Em seguida foi para a Visconde do Rio Branco. Afirmo com segurança, pois tive a felicidade de participar dessa grande equipe, que tinha entre outros Peixoto de Alencar, Socorro Marques(Samantha Marques), Nonato Albuquerque,e a famosa equpe de Celso Martinelli.

Jan Chaves disse...

No inicio dos anos 60 eu era menino, morava no interior e dessa época guardo boas lembranças da programação da Radio Dragão do Mar: as novelas e seus radioatores (Mario Santos, Oliveira Filho, Aderbal Júnior (Hoje nacionalmente conhecido Aderbal Freire)...João Falcão. Essas novelas eram muito esperadas, as pessoas faziam roda em torno do rádio. "A Nossa Palavra" com Nazareno Albuquerque escrito por Blanchard Girão , acho, As notícias matutinas na voz de Peixoto de Alencar e seu clube da barba ....e por aí vai. Deixou uma eterna lacuana essa emissoara. Jan Chaves

Sérgio Vieira disse...

Alguém sabe informar alguma coisa sobre a novela MARIA FARREL, cujo astro principal era o Oliveira Filho? Gostaria muito de saber o nome da linda composição tema da novela. Penso que é de algum dos compositores clássicos.

Anônimo disse...

Umas Das Melhores Radio Do Ceará Radio Dragão Do Mar Branco TX Quixadá-CE

Anônimo disse...

Fui Ouvinte Desta Rádio Desde De 1973 Aqui Em Quixadá Ass: Branco Teixeira

Anônimo disse...

E o Leoncio Gomes Macambira?

Unknown disse...

Lembro-me quando menino ia até a Rádio Dragão do Mar na Avenida Visconde do Rio Branco, num prédio que já foi demolido, mas que hoje está ao lado do antigo Centro Educacional São João Batista. Não vi citatem sua passagem neste endereço e me senti no dever de registrar.

Blog do Fernandes disse...

Já li certa vez que o grupo da rádio Dragão do Mar tinha recebido a autorização para por no ar a TV Dragão do Mar. O grupo adquiriu os equipamentos que foram descarregados no porto do Mucuripe e desfilaram pela cidade. Porem como o grupo da rádio fazia oposição ao governo, a autorização foi cassada e repassada ao grupo da rádio Verdes Mares. Assim nasceu a TV Verdes Mares.

Unknown disse...

Ouvir muito a Dragão do mar até jan/76 quando fui estudar em Belém e RJ daí só em férias. Gostaria de lembrar o nome do programa esportivo das 11:30h na década de 60 me lembro que no dia da queda do avião do ex Castelo Branco em Mecejana em 67, eu estava ouvindo o programa esportivo com Paulino Rocha e Gomes Farias e logo depois era quando fala o campeão com Paulino Rocha.

Unknown disse...

Ainda lembro quando o Paulino Rocha logo após o reclama de emergência anunciara que o avião usado pelo ex castelo branco havia batido com um avião de caça indo ou vindo de Quixadá onde tinha ido buscar o ex presidente na fazenda de Rachel de Queiroz mas ainda não sabia se o ex presidente estava a bordo.

Gazeta de Noticias disse...

Muito bem contada a brava história do jornalismo cearense, em destaque a Rádio Dragão do Mar. Conheci a Rádio Dragão do Mar já com seus estúdios no Edifício do IAPC na Rua Pedro Pereira. Me chamava a atenção o programa "Zé com fome - o cronista feliz" apresentado pelo Almir Pedreira, isso por volta do meio dia. Bons tempos. Jornalista Luiz José dos Santos - Gazeta de Notícias Crato Ceará.

Postar um comentário